3.21.2017

LIVRO: ROBBIE - ISAAC ASIMOV

3.21.2017

Olá internet!!!
Há alguns meses eu recebi na omelete box o livro Robbie, Robbie pra quem não sabe é o primeiro conto do livro Eu, Robô de Isaac Asimov, essa edição é exclusiva do Omelete junto com a editora Aleph.
INTRODUÇÃO
O livro começa com uma introdução, Susan Calvin, psicóloga formada em Columbia, é considerada uma robopsicóloga, que em vias de sua aposentadoria da U.S Robots and Mechanical Men, Inc, concede uma entrevista na qual conta como começou a trabalhar na U.S Robots, como era o mundo sem robôs, e como conheceu a história de Robbie e a pequena menina no museu.
ROBBIE
Gloria é uma garotinha de 8 anos que tem como babá um robô carinhosamente chamado por ela de Robbie, Robbie foi construído para cuidar de crianças, era gentil, amável e o melhor amigo de Gloria, sua mãe sra. Weston, por outro lado não se sentia muito confortável com a presença constante de Robbie ao lado da filha, o pai sr. Weston, raramente ficava em casa, somente aos domingos, e quando estava era sempre muito amigável com Robbie.
Sra. Weston passa dias tentando convencer o marido de que Robbie não é uma boa companhia para a filha, apesar de achar um exagero por parte da sra. Weston, ele a amava, a esposa tanto fez que um dia levam a pequena Gloria a um show, quando retorna para casa a menina está entusiasmada para contar tudo o que viu durante a apresentação para Robbie, chega e encontra um lindo cachorro na entrada da casa, corre para o quarto de Robbie e não o encontra, desesperada pergunta aos seus pais onde o robô poderia estar, sr. Weston finge que não está vendo o que acontece(já que era contra a decisão de devolver Robbie) e sra. Weston tenta acalma-la e explica que Robbie foi embora, simplesmente foi embora. Gloria cai em prantos pois perdeu seu grande amigo.
Os dias passam e cada vez mais Gloria vai ficando mais quieta e sombria, sua infelicidade vai desgastando mais ainda a mãe, mas mesmo assim ela não volta atrás. Eles então tomam a decisão de passar um mês em Nova Iorque, na cidade grande a menina poderia conhecer novos ares e assim desistir da ideia de ter o robô de volta. Chegando na grande cidade eles fazem todos os passeios possíveis com Gloria, mas sra. Weston não poupa esforços para manter a filha longe dos robôs, em uma visita ao Museu de Ciência e Industria, Gloria se depara com uma placa que diz O Robô Falante, a menina consegue se desvencilhar dos pais e segue para conversar com o robô que fala, chegando na sessão não havia ninguém no local, com exceção de uma adolescente que estava sentada em um banco em silencio. Gloria começa a perguntar ao robô se ele sabe onde encontrar Robbie, o robô falante foi programado para responder apenas perguntas especificas, enquanto Gloria o enchia de perguntas suas bobinas queimaram, isso levou a curiosidade da adolescente sentada no banco, que por sua vez era Susan Calvin.
Depois desse desastroso passeio sr. Weston passou horas fora de casa, e quando retornou pela manhã, disse que havia conseguido fazer um tour pela U.S Robots, nesse tour Gloria teria uma grande e alegre surpresa.
A HISTÓRIA POR TRÁS DOS ROMANCES DE ROBÔS
Além do conto Robbie o livro também nos conta como Isaac começou a se interessar pelo assunto e como escreveu seus contos e livros, como Eu, Robô e a Fundação.
O livro é bem curtinho, daqueles que em uma hora ou menos você termina de ler, a diagramação é favorável a leitura, páginas amareladas e a arte da capa é linda, foi feita pelo Thobias Daneluz.
Na quarta capa você tem uma continuação da arte da primeira capa e uma carta do Érico Borgo, editor-chefe do Site Omelete.
Se você assim como eu gosta desse tipo de leitura e se interessa pelas obras de Isaac Asimov, Robbie é um ótimo conto para começar a se inteirar pelo universo robô.
Infelizmente como disse lá em cima, essa edição é exclusiva da Omelete Box, mas o conto em si você consegue ler na internet, ou se preferir ler o livro Eu, Robô, já que ele faz parte do livro. Ah, e o filme estrelado pelo Will Smith Eu, Robô foi baseado na obra de Isaac.

Editora: Aleph
Páginas: 58



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Stragonapolina - 2016

Design e Desenvolvimento por Moonly Design
Postagens Relacionadas por Elaine Gaspareto